sábado, 20 de agosto de 2016

Vamos falar de sentimentos? — Natsume Yuujinchou

| |
O que dizer desse anime que fez tão bem e tão mal pro meu emocional?

Vocês esperavam outra tradução, mas era eu, outra análise! Então, como vocês estão? Espero que bem. Hoje vamos falar de mais um anime antigo; waaai, waai! Eu me pergunto se vocês já conheciam Hakuouki antes da post e quantas pessoas convenci a ver, hahaha. Acho que eu deveria começar com uma sinopse, então... Vamos lá:
• ♣ • ♣ • ♣ •
Natsume Takashi é um adolescente capaz de ver Youkai; Entretanto essa habilidade sempre foi mais um fardo do que um dom, e isso o levou a mantê-lo em segredo absoluto de todos os que conhecia, mesmo sendo chamado, perseguido e assombrado. Tendo perdido seus pais ainda criança, Takashi foi passado de parente em parente até chegar à casa dos Fujiwara; onde, por algum motivo, os Youkai são mais agressivos do que o costumeiro.

Ao fugir de um desses Youkai, Natsume tropeça e acaba quebrando o selo que prendia um muito poderoso: este é Madara, que lhe pergunta se conhece o "Livro dos amigos"(Yuujinchou), Livro este que contém o nome de vários youkai em sinal de subordinação; livro esse que foi criado por Natsume Reiko, avó de Takashi, e que ele herdara.
Há mais coisa que eu poderia pôr na sinopse, mas embora seja um anime grande, eu não quero resumir o primeiro episódio inteiro na sinopse. Bem, vamos à análise técnica da titia Izayoki:
• ♣ • ♣ • ♣ •
♦• Natsume Yuujinchou não é um anime cheio de ação e conversas durante as lutas, mas sim um anime feito para que você não só assista, mas sinta junto com os personagens. É, portanto, muito envolvente pela parte psicológica e não visual. ou seja, não esperem explosões e poderes bolas de fogo saindo das mãos de ninguém.

♦• É um anime que começa bastante episódico, isto é, os episódios apresentam um foco na história próprio, mas eu não diria que é de fato assim, já que com o passar das temporadas ele perde quase completamente essa característica, gradualmente, no entanto. Ainda assim não recomendo que pulem episódios, porque o lindo é você ver o personagem se desenvolvendo, refletindo, e entendê-lo conforme o tempo passa, assim como o resto do elenco.

♦• A animação. Como não é um anime com muita ação, não exige muito e eu considero muito simples e bonita. Até porque acho que qualquer anime que não use CG ganha muitos pontinhos comigo nesse quesito.

♦• Como disse antes, embora isso evolua com o tempo, o fato de ser episódico o torna um pouco monótono na primeira temporada, mas não se preocupem, a partir da segunda fica mais fluido e confortável de assistir.
• ♣ • ♣ • ♣ •

♥ O Protagonista ♥

Assim como boa parte do elenco, maravilhoso. Takashi é um personagem pelo qual eu realmente me apeguei.
A construção do seu psicológico foi muito bem elaborada, ele não é aquele tipo de personagem que depois de um trauma pira ou se fecha pro mundo, nem aquele diferentão que quer se mostrar. Ele é só... Ele. É humano, reflete, erra, erra de novo e acaba aprendendo — ou não — com seu erro. O que o leva a tomar certas decisões foi fruto de tentar e receber o retorno que recebeu, foi fruto dos valores que adquiriu pra si.

Ele é, sem dúvidas, o personagem que eu mais me apeguei no anime e um dos  que eu provavelmente mais me apeguei em bastante tempo. Junto com o Souji, R.I.P Souji.
A partir daqui eu não me responsabilizo por spoilers, leia se desejar ♥.
• ♣ • ♣ • ♣ •
Eu conheci Natsume Yuujinchou... Bem, no Zerochan. Em uma imagem que reunia vários "gatos" de animes, na época acho que estava a lançar a quarta temporada, então eu inocentemente cliquei achando que fosse a primeira, fiquei confusa e parei por lá. Aqui estou eu, quatro anos depois, assistindo tudo desde o início e comentando com vocês. Particularmente eu acho que foi bom, eu não creio que me emocionaria tanto quanto como agora. Até porque convenhamos que eu não era uma criança muito emotiva, eu era quase uma pedra de gelo.

Se tem uma coisa que você aprende com essa autora, desde Hotarubi no Mori e, é que ela sabe como mexer com o as pessoas, e explora muito bem isso. Foi um anime que conseguiu fazer eu me sentir um pouco triste por cada sorriso falso, por cada desencontro ou despedida; E, ao mesmo tempo, muito feliz por cada conclusão que fosse... Bem, feliz, né? Não se trata de amor como um romance, se trata mais de... Sentimentos. Tristeza, preocupação, amizade, solidão... Tudo isso e muito mais, tudo o que pode compôr uma pessoa não foi ignorado na hora de criar os personagens. Mesmo os youkai sentem; em sua perspectiva, em seu tempo, mas sentem.

Algumas vezes é levantado o fato de que a vida humana é curta e frágil, e isso é abordado. Muitas vezes alguém que estava lá há poucos momentos, pode não estar mais quando você piscar os olhos, e muitos eles não vão mais poder responder quando você chamar. Caralho, vocês têm noção do quanto isso é triste?

Esse anime conta histórias lindas, realmente bonitas e que poderiam, às vezes, serem adaptadas em uma série só sua, mas isso a tornaria, de certa forma, vazia, porque seria só aquilo e mais nada. Embora haja muitos animes assim e nem todos sejam ruins, eu acho que Natsume Yuujinchou é extremamente rico por tê-las reunidas em um só lugar e ainda conseguir fazer com que envolvam-se com o protagonista, ajudando no seu desenvolvimento, aliás, no desenvolvimento de ambos.

Bem, acho que já falei bastante, e por hoje é só. Espero que tenham gostado e que assistam, porque esse anime é realmente maravilhoso.
• ♥ • ♥ • ♥ •
Então, é isso. Um beijo e um queijo ♥

Vocês já repararam que eu repito muitos termos e palavras? Eu acabo esquecendo do que digitei há poucos momentos e então acabo por colocá-los de novo. É uma vergonha toda vez que releio uma post.

4 comentários:

  1. Oi!
    Primeiramente, obrigada pelo convite de parceria! o/
    Amei seu blog! Não li muito ainda, mas já gostei do que eu li (e você ainda traduz também <3)
    Natsume Yuujinchou é muito amor <3
    Como você disse, não tem muita ação mesmo, mas mexe com os sentimentos da gente de uma forma incrível.
    Eu comecei a assistir só quando anunciaram a quarta temporada e me apaixonei. Agora estou esperando ansiosamente pela quinta, que vai começar em outubro :3
    Beijos~
    Armazém de uma Otome

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, seja bem-vinda!
      Obrigada! Eu também andei passando pelo seu blog, e confesso que me ajudou bastante com o que estava procurando! u3u

      Siiim!!! Apesar de não ter muita ação, acho que o Natsume é um dos personagens que menos fazem cerimônia antes de socar alguém aushuahsuha

      Eu comecei a assistir há um bom tempo, mas parei na primeira, quando anunciaram a quinta é que tomei coragem pra assistir todo o resto. Acho que por isso a post ficou mais vaga do que eu queria, minha memória não é muito boa e precisei rever uns episódios, aushauhs.

      Pois é, né?! Junto com o anime de Touken Ranbu e Ao Oni, mal posso esperar! ♥

      Obrigada pela visita, um beijo e um queijo! ♥

      Excluir
  2. Olá ja tinha visto falar desse anime em outro lugar então ele ja esta na minha lista, qualquer dia desses vou começar a ver esses nesse estilo. Animes que focam na história não costuma me incomodar desde que tenha algo que me prenda seja o desenvolvimento do personagem ou algum mistério.

    Concordo muito contigo, não gosto de ver animes que usam Cgi, apesar só estou vendo Beserk 2016 porque a história e muito boa, porque a animação está muito mau feita...

    Mas bem,tchau, e adorei o resumo, bem leve e nem tem tanto spoiler assim, se bem que eu adoro spoiler então ne, não sirvo de guia...
    bjs
    Otome Game br e +

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi!
      Olha, eu não sei qual tipo de anime você costuma gostar, mas Natsume, pelo menos pra mim, exigiu um pouco de paciência (Já que eu gosto de animes com bastante ação), mas valeu muito a pena.

      Olha, eu juro que comecei a ver Berserk 2016 com a intenção de terminar, mesmo arcando com a CG; mas desanimei. Parece que não se importaram nem em fazer uma BOA CG, o que é uma pena, porque Berserk me pareceu muito bom e eu ia aproveitar o retorno pra assistir.

      Obrigada por visitar, que bom que gostou! ♥ (Eu também gosot, pra dizer a verdade. :v Mas meu intuito é não desagradar que poderia gostar do anime; então, né, é melhor não arriscar u3u )

      Um beijo e um queijo ♥

      Excluir

O Kitsune agradece por você deixar uma lembrancinha da sua presença aqui \(•w•\)

Kaomojis↓
☆ミ(o*・ω・)ノ (^. _. ^) ノ (。・д・)ノ゙ (-_-)ゞ゛ (‘◇’)? (´;ω;`) ( ≧Д≦)
(╥﹏╥)o (*゚ー゚)ゞ \(///Σ///)\ (//・_・//) (⊙﹏⊙✿) (*・∀・)/\(・∀・*)
_(:3 」∠ )_ ᕙ(⇀‸↼‶)ᕗ (^・ω・^ ) ╮(─▽─)╭ ¯\_(ツ)_/¯

Parceiros

Em Espera:

Free Fox wag MySpace Cursors at www.totallyfreecursors.com